
Uma frente fria avança sobre o Brasil e provoca uma queda significativa nas temperaturas em várias regiões neste fim de semana. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), todos os estados da região Sul, além de São Paulo, boa parte do Rio de Janeiro, o sul de Minas Gerais e Mato Grosso do Sul devem registrar declínio de temperatura entre 3°C e 5°C.
• São Paulo: mínima prevista de 15°C no domingo
• Belo Horizonte: mínima prevista de 17°C no domingo
O Inmet emitiu um alerta meteorológico de nível amarelo, que indica "perigo potencial" devido à queda acentuada nas temperaturas.
Além do frio, o avanço da frente fria provoca chuvas intensas, especialmente nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. O Inmet classifica esse sistema como a frente fria mais intensa do outono — e possivelmente de todo o ano até agora.
Segundo o instituto, áreas entre o litoral norte de São Paulo e o centro-sul do Rio de Janeiro podem registrar volumes superiores a 100 milímetros de chuva por dia. No litoral paulista, a previsão é de acumulados acima de 200 milímetros em algumas regiões entre quinta-feira e domingo. A persistência da chuva pode causar grandes volumes em um curto espaço de tempo.
No estado do Rio de Janeiro, a Climatempo projeta “volumes excepcionais”, com acumulados entre sexta e domingo que podem ultrapassar a média esperada para todo o mês de abril. Em algumas áreas, o volume pode atingir até 350 milímetros.
O Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu alertas para situações de risco devido aos temporais, embora tenha rebaixado o nível de risco em algumas áreas de São Paulo e do Rio de Janeiro, incluindo a região de Petrópolis.
Ventos intensos e risco de ressaca
Além das chuvas e do frio, há previsão de ventos fortes e mar agitado entre as regiões Sul e Sudeste do país., podendo resultar em ventos de até 90 km/h entre Santa Catarina e o Rio de Janeiro. A movimentação atmosférica também deve deixar o mar agitado, com possibilidade de ressaca em boa parte do litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro.