Home / Brasil

BRASIL

Brasil expulsa embaixadora da Nicarágua em resposta à expulsão do embaixador brasileiro

A decisão segue princípio da reciprocidade após a expulsão do diplomata brasileiro pela Nicarágua por falta nas celebrações dos 45 anos da Revolução Sandinista

Breno Souza da Costa Breno Souza da Costa

Ministério das Relações Exteriores (MRE) confirmou nesta quinta-feira, 8, que o embaixador do Brasil na Nicarágua, Breno Souza da Costa, foi expulso do país. A ação ocorreu após a ausência do Brasil nas celebrações dos 45 anos da Revolução Sandinista em Manágua, um evento de importância para o presidente Daniel Ortega.

Em resposta, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva decidiu expulsar a embaixadora da Nicarágua no Brasil, Fulvia Patricia Castro Matu, seguindo o princípio da reciprocidade. A decisão foi tomada em reunião entre o presidente Lula e o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.

Segundo o Itamaraty, Breno da Costa irá deixar a Nicarágua nesta quinta. Já a embaixada nicaraguense em Brasília informou que Fulvia Matu saiu do Brasil ainda na madrugada.

A crise nas relações diplomáticas começou com a ausência de representantes brasileiros nas comemorações de 19 de julho. A expulsão do diplomata brasileiro foi vista como uma retaliação pela falta de presença no evento.

O Itamaraty explicou que a ausência do embaixador foi uma consequência do congelamento das relações diplomáticas, imposto pelo governo brasileiro em resposta à repressão contra a Igreja Católica na Nicarágua, que envolveu a prisão de padres e bispos.

O governo da Nicarágua ainda não se pronunciou oficialmente sobre a expulsão do diplomata brasileiro. A Nicarágua é considerada uma autocracia pelo índice V-DEM, com Daniel Ortega, reeleito em 2021, exercendo um quarto mandato em eleições que foram criticadas por observadores internacionais.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias