A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) inaugurou nesta sexta-feira (01/9) o Laboratório Antipirataria, que terá a função de analisar equipamentos de TV Boxes clandestinos utilizados para transmitir conteúdo audiovisual ilegalmente.
Conhecidos popularmente como "gatonet", esses aparelhos piratas transmitem sinais de televisão e filmes sem a devida autorização dos canais e produtoras de conteúdo.
A abertura do laboratório faz parte de um acordo entre a Anatel e a Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA) para combater a pirataria no país.
De acordo com Moisés Moreira, conselheiro da Anatel, a inauguração do laboratório "eleva o nosso patamar no combate à pirataria". Desde fevereiro, quando a agência lançou novas medidas contra os aparelhos clandestinos, já foram realizadas 29 operações de bloqueio de sinais de gatonets.
O Laboratório Antipirataria terá a função de analisar amostras desses equipamentos apreendidos para identificar como funcionam e quais sinais transmitem, auxiliando a Anatel a intensificar as ações contra a pirataria no Brasil.