No final de 2019, foi relatado que o açafrão, uma especiaria que antes era conhecida apenas no sudeste da Ásia, acumulou US$ 328 milhões em vendas anuais nos EUA como suplemento dietético . Sua popularidade só aumentou nos anos desde que muitas empresas de suplementos comercializaram fortemente seus benefícios para a saúde. Alguns desses benefícios são exagerados ou não comprovados, mas outros são apoiados pela ciência.
“O principal componente ativo da cúrcuma, a curcumina, torna-a um tratamento potencial para inúmeras condições de saúde”, diz Denise Millstine, MD, especialista em saúde da mulher e medicina integrativa da Mayo Clinic, no Arizona.
Mas ela e outros especialistas dizem que a cúrcuma precisa ser mais pesquisada e que existem alguns efeitos colaterais negativos conhecidos por tomar muito do suplemento.
O que é açafrão?
Um membro da família do gengibre, o açafrão, também conhecido como Curcuma longa, é uma planta com flor cujos rizomas (raízes) parecem semelhantes aos rizomas do gengibre - mas com uma cor laranja-amarelada em vez de marrom. Ralada, fatiada ou descascada em sua forma crua ou seca e moída em pó, a cúrcuma é um tempero culinário amplamente utilizado na culinária indiana, especialmente, dando sabor e cor aos alimentos. É comumente adicionado a sopas, frango tandoori, arroz e curry, e tornou-se um acessório popular em vegetais assados e ovos mexidos.
A cúrcuma também tem sido usada como medicamento tradicional indiano há séculos e hoje está amplamente disponível como suplemento na forma de pó e cápsulas.
Para que serve o açafrão?
Embora o Centro Nacional de Saúde Complementar e Integrativa observe que os efeitos da suplementação de açafrão para a saúde em certas condições médicas "permanecem incertos", o açafrão tem propriedades conhecidas por serem benéficas. Por exemplo, como acontece com outros alimentos coloridos à base de plantas, o açafrão é rico em fitonutrientes (poderosos antioxidantes ) que são conhecidos por proteger o corpo dos radicais livres , como luz solar ou poluição do ar, e por proteger as células contra danos. "A cúrcuma também pode ajudar na digestão , melhorar a função cerebral e manter a pele saudável", explica Lisa Young, PhD, professora adjunta de nutrição na Universidade de Nova York e autora de "Finalmente cheio, finalmente magro".
Além disso, o componente ativo mencionado acima da cúrcuma, a curcumina, é conhecido por "diminuir e aliviar alguns sintomas de artrite leve , como dor e inflamação nas articulações", diz Jessica Sepel, BHlth, nutricionista clínica e fundadora da JSHealth . A cúrcuma também pode melhorar a saúde do coração "pois reduz o colesterol ruim e aumenta o colesterol bom ", explica Young.
E a curcumina dentro da cúrcuma também pode ter propriedades de combate ao câncer , embora, novamente, essa pesquisa esteja em andamento. "Alguns estudos sugerem que a curcumina pode ter propriedades anticancerígenas, inibindo o crescimento de células cancerígenas e impedindo a formação de novos vasos sanguíneos em tumores", diz Jen Messer, consultora de nutrição e nutricionista registrada da Jen Messer Nutrition .
Tudo bem ingerir açafrão diariamente?
Mas nem tudo são boas notícias, pois muitas dessas vantagens ainda estão sendo estudadas e o açafrão tem alguns efeitos colaterais negativos conhecidos. “Embora o açafrão seja seguro para consumir, muito pode causar diarreia , náusea e dor de cabeça”, explica Young. Comer açafrão também pode retardar a coagulação do sangue devido às suas propriedades anticoagulantes, "que podem ser benéficas para alguns, mas perigosas para outros", acrescenta Young.
Millstine observa que, embora ela concorde que "a cúrcuma é geralmente segura", há outros efeitos colaterais em potencial a serem considerados. "O maior risco que encontro com a cúrcuma em minha prática são as interações com outros medicamentos", explica ela. E ela diz que algumas formas da planta também podem causar azia .
Embora não haja uma dose padrão estabelecida de açafrão para tomar diariamente, "a Organização Mundial da Saúde determinou uma ingestão diária aceitável de açafrão em pó como 1,4 miligramas por quilo de peso corporal quando o açafrão em pó é usado como tempero na culinária", explica Messer. Ela acrescenta que a maioria das pesquisas indica que a forma de suplemento de açafrão deve ser mantida entre 500 e 2.000 miligramas por dia, "mas uma dose eficaz pode variar de acordo com a condição a ser tratada".
"Como acontece com todos os suplementos dietéticos à base de ervas , pode haver riscos associados ao consumo", diz Sepel. "Portanto, sempre recomendo consultar seu profissional de saúde para garantir que ele atenda às suas necessidades individuais", finalizou.