Doenças na cavidade oral são mais comuns do que se imaginam. A cárie e a halitose estão presentes num percentual muito grande da população. Já algumas, mesmo comuns, não são tão citadas como a periodontite e a candidíase oral.
Importante salientar que qualquer faixa etária pode ser acometida pelas patologias. As causas são variáveis, assim como os sintomas. Estes podem ser simples ou gerar consequências graves e estão associados a outras doenças. A boa notícia é que todas são tratáveis. Muitas podem ser prevenidas com uma higiene adequada e visitas periódicas ao dentista.
Dentre elas estas são as principais:
1) Cárie: Esta é a principal doença em prevalência na cavidade bucal. A doença se define pela desmineralização das estruturas dentárias (esmalte, dente, polpa, cemento) por fatores como a má higienização e ingestão de açucares. A má higiene, associada a uma dieta açucarada e com intervalos de higienização longos permitem que as bactérias formem a placa bacteriana. Esta placa é uma película pegajosa composta por restos alimentares e bactérias. Estas produzem ácidos que vão degradar as estruturas dentárias através da desmineralização. Este processo não sendo tratado pode evoluir para cavidades, canais e até a perda do dente.
2) Gengivite: Inflamação da gengiva causada pelo acumulo de placa no dente gerado pela má higienização principalmente. Seus sintomas são vermelhidão, inchaço, dor e sangramento ao escovar os dentes, usar o fio dental ou morder alimentos duros. Em casos mais graves o sangramento pode ser espontâneo. As bactérias acumuladas pela placa liberam toxinas que geram a inflamação. Porém, outras causas podem levar a gengivite como o tabagismo e doenças sistêmicas como o diabetes.
3) Periodontite: O não tratamento da gengivite leva a evolução patológica do quadro para periodontite. Já a periodontite é uma doença inflamatória crônica que afeta os tecidos de suporte do dente, incluindo gengiva e ossos. Isso acontece, pois, a placa não removida se torna uma estrutura sólida chamada tártaro que pode levar a perda do osso, mobilidade do dente até a perda da estrutura dentária. A genética e as doenças sistêmicas também podem desenvolver o quadro. Todas as doenças citadas; cárie, gengivite e periodontite podem ser evitadas em sua maioria. Higiene adequada, alimentação saudável, limpeza no consultório odontológico e estilo de vida saudável.
4) Afta: É uma lesão comum que ocorre na mucosa, gengiva, língua e lábios. Podem ser bastante dolorosas e causar desconforto durante a fala e alimentação. São lesões de aspectos mais circulares com centro amarelo ou branco. Podem ser causadas por traumas orais desde uma escova que bate na gengiva até processos traumáticos durante o tratamento dentário. Assim como hormônios, estresse, infecções bacterianas, problemas imunológicos e alimentos picantes e ácidos. O tratamento pode ser o uso caseiro de bicarbonato de sódio para bochecho neutralizando desta maneira a acidez da boca. Pastas dentais apropriadas e medicações como flogoral, aftine e oncilon orabase.
5) Candidíase: Esta é uma patologia causada por fungos e é muito comum na boca. Ela também atinge órgãos genitais, a pele e o trato gastro intestinal. As principais causas acontecem pelo desiquilíbrio na flora bacteriana, sistema imunológico enfraquecido, uso de antibióticos, diabetes e gravidez. A prevenção acontece com uma boa higiene íntima e bucal, dieta equilibrada, controle no uso de antibióticos, controle da diabetes e do sistema imunológico. O tratamento é feito com antifungos orais, endovenosa, por bochecho e aplicação tópica.
6) Herpes labial: Esta é uma doença viral que se manifesta através do surgimento de bolhas ao redor da boca. São bolhas agrupadas que geram inchaço, dor e geralmente tem um ciclo de 7 dias. As causas estão associadas ao estresse, baixa imunidade, hormônios e contato com o vírus. A prevenção consiste em evitar contato com pessoas contaminadas, assim como objetos. Evitar também exposição excessiva ao sol e buscar um estilo de vida saudável, uma dieta equilibrada, e controle do estresse. Seu tratamento é feito com antivirais em pomada ou comprimidos.
Muitas outras patologias acontecem com um percentual menor. Acompanhem a próxima coluna...