A sociedade já está acostumada a ver casais compostos por homens mais velhos namorando mulheres bem mais jovens. Ainda assim, quase sempre há pessoas que olham e acham que a mocinha está dando o golpe do baú, e vai deixar esse indivíduo sem nada. É difícil, para muita gente, acreditar que exista sentimento verdadeiro, que exista amor entre esse casal.
Mas, e quando a história se inverte? E uma mulher mais velha namora um garotão? As quarentenas, as cinquentonas, atualmente, estão em perfeita forma, Gatas, mais experientes que as de 20 e donas do próprio nariz, ou seja, já alcançaram a estabilidade financeira e sabem o que querem. Nessa idade, já se viveu o bastante para deixar a sensualidade fluir. Isso parece atrair homens mais jovens, cheios de testosterona e muita energia.
No filme, “Uma ideia de você” , Solène, personagem da atriz Anne Hathway, , tem 40 anos e vive um romance inesperado com Hayes Campbell, o vocalista de 24 anos da banda August Moon, personagem de Nicholas Galitzine. Solène é socialmente criticada por mulheres mais jovens e também pelos pais das adolescentes fãs da banda. Ela chega a pedir um tempo no relacionamento à espera de sua filha ter mais idade e não ser exposta às críticas contra a mãe na escola e na imprensa. O etarismo se faz presente e traz muitas reflexões.
Já escutei várias vezes no consultório, pacientes com medo de se envolverem com homens mais jovens por conta das críticas e julgamentos da sociedade. Será que temos mesmo que subjugar as nossas vidas a essas críticas? Amor e sexo não têm idade.
O julgamento existe até mesmo para casais que estão juntos há muitos anos e mantêm uma vida sexual ativa. Quando conto que mulheres de 70, 80 anos ou até mais ainda têm desejo e gostam de sexo, as pessoas têm dificuldade para acreditarem nisso e acham que estou contando uma piada.
E se eu pudesse dar um conselho para as mulheres e homens que se envolvem com pessoas muito mais jovens ou muito mais velhas que eles, seria: “Parem de se preocuparem com idade, vejam a pessoa e o que ela pode acrescentar na sua vida em termos de afeto, carinho, companheirismo, um sexo gostoso e satisfatório. Se permita viver doces aventuras. Seja feliz! Relacionamentos abusivos podem existir com casais de qualquer idade e é preciso estar sempre atento e não se deixar enganar. Carências afetivas são um prato cheio para golpistas como o personagem real de “O golpista do Tinder”, que seduzia mulheres fragilizadas emocionalmente, conseguindo obter delas valores consideráveis em dinheiro. E há também as mocinhas mais jovens que se aproveitam dos homens mais velhos, reforçando o seu desejo de mostrarem sua virilidade na velhice, em busca de autoafirmação.
Há pessoas com pouca idade e uma maturidade incrível. E outras mais velhas que ainda não amadureceram.
Então, o que vale mais é como essa atração e conexão se estabelece. E se isso traz bem estar e saúde física e emocional.
A vida é muito curta para se prender a tantas convenções sociais que já passaram da hora de serem questionadas.
Amor e sexo não têm idade!
Para falar comigo, envie mensagem no @drajoicelima