Home / O prazer é todo seu

O PRAZER É TODO SEU

Harmonização Peniana: tudo que você queria saber e nunca perguntou

Com foco em autoestima e bem-estar, procedimentos até então considerados como estéticos, voltados para o órgão genital masculino, crescem no Brasil.

Imagem ilustrativa da imagem Harmonização Peniana: tudo que você queria saber e nunca perguntou

Novos tempos, novas possibilidades e velhos conceitos e crenças motivam o crescente número de procedimentos realizados no genital masculino. O pênis sempre teve um peso imenso na masculinidade, como símbolo de virilidade e fertilidade. E a ideia de que “tamanho é documento” faz com que grande parte dos homens desejem um pênis maior, apesar de estarem na média mundial que seria um comprimento, enquanto ereto, de 13 cm.

O aproveitamento do conhecimento da dermatologia do uso de vários produtos com fins estéticos trouxe segurança para que algumas dessas substâncias pudessem ser usadas também na região genital.

E para saber mais sobre esses procedimentos que visam o que chamamos hoje de “Harmonização Peniana”, eu conversei com Dr Fernando Cruvinel, médico, urologista e sexólogo, professor e mestre da UFG e que recentemente realizou um Observership em Andrologia na Universidade do Sul da Flórida nos EUA.

Dr. Fernando, o que é a Harmonização Peniana e quais procedimentos englobam essa prática?

Harmonização, bioplastia, aumento peniano, são muitos termos que englobam uma vasta gama de procedimentos que buscam aumento do pênis. Seja para ganho real ou aparente de tamanho e/ou espessura do pênis.

Podemos dividir esses procedimentos em três grupos, destacando alguns exemplos em cada:

- Técnicas não invasivas, como mecanismos de tração, dispositivos de vácuo;

- Procedimentos não cirúrgicos, como o preenchimento peniano com ácido hialurônico ou uso de gordura do próprio paciente;

- Cirurgias para aumento de calibre, com enxertos e/ou retalhos. Cirurgias para aumento de comprimento, como liberação de ligamento suspensor. E cirurgias para aumento aparente, como lipoaspiração de púbis e plástica peniana e escrotal.

Qual é o perfil dos pacientes que mais buscam esse tipo de intervenção?

Nós homens carregamos um senso ancestral de que o maior tamanho do pênis está ligado a virilidade, potência, fertilidade e satisfação sexual. Essa cobrança tomou dimensões maiores nos últimos anos com uma maior exposição à pornografia, troca de nudes e relacionamentos em aplicativos digitais.

A maioria dos que procuram esses procedimentos estão dentro da média. E se queixam mais frequentemente das dimensões reduzidas no estado flácido.

Quais são as principais indicações para harmonização peniana? É um procedimento estético ou pode ter benefícios funcionais?

Muitos entendem a palavra “estética” como algo superficial, secundário na vida de uma pessoa. Mas eu sempre destaco que o ganho dos homens que buscam o preenchimento peniano não é medido em centímetros, mas em qualidade de vida. Afinal de contas, eles se sentem mais confiantes em se exporem em trajes de banho, ficarem com pouca roupa na intimidade. Ganham no convívio social, na satisfação com a autoimagem. E melhoram a performance com a parceria quando se sentem mais confortáveis com seu corpo. Dá e sente prazer quem está bem consigo.

Quais são as substâncias mais utilizadas na harmonização peniana?

O preenchedor que ganha destaque atualmente é o ácido hialurônico: um material já existente no nosso organismo, que oferece mínimo risco de rejeição e com resultados muito interessantes. É um preenchedor absorvível, que possibilita ganhos significativos de aumento de volume peniano.

Por outro lado, destaco que diversos preenchedores corporais já foram testados. Contudo nenhum material definitivo se mostrou eficaz e, principalmente, seguro com esse objetivo. Inclusive, aproveito para alertar sobre o crescente número de pacientes que aparecem com complicações sérias decorrentes desses procedimentos.

Como funciona o processo de aplicação dessas substâncias?

Homem morre de medo de sentir dor! Por isso faço questão de destacar que o preenchimento peniano é feito na clínica, com anestesia local. A dor após o preenchimento é mínima. E não há necessidade de se afastar do trabalho. Atividades físicas intensas e relações sexuais devem esperar cerca de uma semana para a retomada.

O paciente deve retornar em consultas após, para chegarmos no melhor resultado com eventuais preenchimentos adicionais de refinamento.

Quanto tempo dura o efeito desses procedimentos? Há necessidade de manutenção periódica?

O preenchimento peniano com ácido hialurônico costuma durar cerca de até um ano e meio. E caso o homem escolha por manter o volume que ganhou deve fazer seguimento com o Urologista capacitado para novos procedimentos.

É possível melhorar a sensibilidade ou a função sexual com a harmonização peniana?

O preenchimento com ácido hialurônico não costuma alterar a sensibilidade genital. Estudos mostram uma interessante melhora dos homens com ejaculação precoce que foram submetidos a preenchimentos sobretudo na glande (cabeça do pênis). Contudo ainda precisamos validar melhor essa prática.

Como a função sexual depende de uma interação entre corpo, mente, relacionamento e social, o homem que está com uma visão mais positiva do seu corpo pode sim ter uma melhor performance.

Quais são os riscos e efeitos colaterais mais comuns?

Maiores taxas de sucesso dependem do uso de preenchedores de alta qualidade e um procedimento feito por um especialista capacitado. Destaco que o Urologista é aquele cirurgião que se especializou em cirurgias genitais masculinas, sendo ele a referência para fornecer melhores resultados e lidar com possíveis complicações.

Apesar do preenchimento peniano com ácido hialurônico se destacar como o procedimento seguro e de ótimos resultados, existem complicações inerentes a qualquer procedimento. Infecções podem ocorrer, assim como eventuais assimetrias ou resultados diferentes do esperado.

Existem contraindicações específicas para o procedimento?

São poucas contraindicações, como infecções genitais ativas ou procedimentos prévios no pênis que deixaram sequelas e impossibilitam resultados satisfatórios. Faço questão de destacar que algumas contraindicações estão, na verdade, na cabeça de cima do homem: quando ele cria uma expectativa irreal do procedimento. Exemplo? Pensar que será mais bem aceito pelos outros somente por ter um órgão maior.

Em caso de insatisfação com o resultado, há reversibilidade?

O preenchimento com ácido hialurônico é dinâmico. Pode se ganhar calibre ou melhorar os resultados com procedimentos adicionais e, por outro lado, o material pode ser removido a qualquer momento com uso de uma enzima aplicada no local, sem maiores riscos.

Como você avalia o impacto psicológico desse tipo de procedimento nos pacientes?

Vejo homens mais confiantes, satisfeitos com a autoimagem quando são bem orientados a respeito do que o preenchimento pode oferecer. E esses resultados não se limitam à intimidade.

Entretanto, existem homens com níveis de aceitação e autocobrança que vão além. E um trabalho conjunto da Urologia com a saúde mental é essencial para um resgate pleno desse homem.


		Harmonização Peniana: tudo que você queria saber e nunca perguntou
Dr Fernando Cruvinel CRMGO 13.141 RQE 10.5


Quer saber mais?

Acompanhe @drfernandocruvinel

E para falar comigo, já me segue lá @drajoicelima

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias