Um estudo realizado recentemente pela Equatorial Energia e Climatempo, aponta que mais de 3 milhões de raios foram registrados em Goiás entre janeiro e março deste ano. As cidades com mais registros do fenômeno são Rio verde, Serranópolis, Niquelândia, Mineiros e Jataí.
De acordo com os dados, o estudo também relata que o Brasil é o país campeão em descargas elétricas no mundo, onde em média 110 pessoas morrem atingidas por raios ao ano e cerca de 200 pessoas ficam feridas.
Cerca de 26% das mortes acontecem em áreas rurais e outros 21% dentro das próprias residências, o fato é que a maioria das pessoas utilizam celulares, aparelhos conectados na tomada ou próximas da janela durante fortes tempestades.
Em questões de prejuízos patrimoniais, os raios causam uma perda de R$ 1 bilhão ao ano, entre imóveis residenciais e redes de companhias de abastecimento elétrico.
O gerente Vinicyus Lima do Centro de Operações Integradas da Equatorial Goiás, relata que a companhia tem um sistema de monitoramento do fenômeno, onde o mesmo auxilia na mobilização de equipes que ajuda a reduzir o tempo de resposta à interrupção de energia.